100% ORIENTADOS À COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Blog

85% das empresas migrarão para nuvem até 2025, diz estudo

Cloud Computing dataRain

 

A migração para a nuvem vem sendo uma das maiores tendências de dentro do mercado da tecnologia já faz alguns anos, e praticamente se tornou uma “norma” para as grandes empresas trabalharem dentro de um sistema de Cloud Computing.

E, segundo pesquisas feitas pela Gartner, isso não vai parar por aqui: Até 2025 é esperado que até 85% de todas as empresas operem dentro da nuvem.

Porém, a dúvida de muitos é: Por que todos devem ir para a nuvem?

Segundo a analista Tracy Woo migrar para as nuvens significa hospedar diversos benefícios para as empresas em um só local, como:

  • Criar mais flexibilidade
  • Aumentar a eficiência do cliente,
  • Melhorar os mecanismos de segurança
  • Impulsionar o desempenho da empresa

E além disso, migrar para a nuvem significa abrir portas para a inovação e desenvolver novas capacidades, que, muitas vezes, nem eram previstas dentro de outro sistema.

Escalabilidade

Um dos primeiros benefícios que chamou a atenção para a nuvem, de acordo com o analista de pesquisa da Canalys Blake Murray, foi a escalabilidade, ou seja, a capacidade de aumentar ou diminuir recursos para atender às demandas em evolução.

A NFL foi um grande exemplo de empresa que migrou para o Cloud Computing devido a essa função, fazendo com que outros negócios ficassem mais atentos a nuvem.

As empresas que adotam a nuvem também podem encontrar “benefícios em inovações”, como inteligência artificial e casos de uso de aprendizado de máquina, de acordo com o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Ed Anderson, bem como “eficiência operacional e economia de custos”.

Por que a pandemia acelerou a adoção da nuvem?

A pandemia COVID-19 também aumentou a adoção da nuvem: quase 70% das organizações que usam serviços em nuvem planejam aumentar seus gastos com nuvem após a pandemia, de acordo com uma pesquisa do Gartner publicada em novembro.

“O COVID e a economia instável trouxeram muito foco para as prioridades de negócios – especificamente acelerando para um negócio mais digital que permitiria a uma empresa responder mais prontamente às circunstâncias em mudança”, disse Woo. “Também forçou as empresas a darem mais ênfase aos fundamentos de bons negócios na redução de custos para enfrentar tempos financeiros difíceis.”

Os serviços em nuvem também ajudaram as empresas a “manter seus negócios viáveis, online e conectados a seus clientes e parceiros”, acrescentou Anderson, que é coautor de um relatório sobre essa mudança.

Novo Normal

“Eu acho que os serviços em nuvem são talvez – para roubar o termo – como um ‘novo normal’ para os negócios”, disse Blake Murray da Canalys. “Acho que o crescimento vai continuar. Não parece haver nada que mude as mentes, especialmente se a economia se estabilizar mais. Acho que as pessoas vão investir mais na transformação digital.”

Através desses relatos, é bem provável que a previsão sobre 2025 esteja correta (ou até mesmo atrasada). Mas algo pode se afirmar: A nuvem não é mais o futuro, e sim o presente.

E sua empresa, já está pronta para o Cloud?

Este artigo foi traduzido do portal “Insider”

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Compartilhe

Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar à listagem
Central de Vídeos

Veja também

CONHEÇA ALGUNS

Cases de sucesso

Redução de custos, eficiência, experiência.

Quer conhecer mais?

Nuvem AWS é com dataRain.
Entre em contato Ver todos os cases

Nossas credenciais

Close Bitnami banner
Bitnami