A tecnologia está em constante avanço e aprimoramento, inclusive na área médica. Hoje, contamos com ferramentas como a inteligência artificial, que traz grandes inovações para tratamentos e procedimentos. Além dela, a telemedicina, por exemplo, é um dos recursos mais interessantes e relevantes hoje em dia dentro do contexto médico.

A computação em nuvem traz vantagens, como armazenamento ilimitado, fazendo com que médicos armazenem e compartilhem dados de pacientes de forma rápida e segura.

TELEMEDICINA NA NUVEM

Com soluções de computação e armazenamento, a computação em nuvem trás diversas soluções para o setor. O AWS EC2 entrega um serviço de computação escalável, virtual e seguro para suportar aplicações e softwares importantes.

O AWS S3, Simple Storage Service, fornece uma plataforma de armazenamento de objetos barata e prática. Com ele, podemos armazenar de maneira ilimitada nossos dados, compartilhar com pacientes e pagar apenas pelo gigabyte de dados armazenado.

A AWS consiste de uma plataforma com mais de 200 soluções que podem ajudar o setor da saúde a manter-se atualizado quando o assunto é tecnologia e infraestrutura.

Neste caso, a computação em nuvem aparece como a solução perfeita, pois oferece um caminho rápido para colocar a telemedicina em perfeito funcionamento. A nuvem permite petabytes de armazenamento, necessários para as imagens e, ao mesmo tempo, oferece a capacidade de construir e implantar sistemas que estendem o alcance do médico a locais remotos com conexão à Internet ou sinal de celular mais potentes.

Atualmente, a dataRain está envolvida em projetos de Infraestrutura de Nuvem suportando os principais sistemas de missão crítica de hospitais, clínicas e laboratórios, com soluções de Big Data para sequenciamento genômico, pesquisas, processamento e armazenamento em nuvem de imagens médicas digitais, entre outras soluções. O segmento é responsável por mais de 50% do faturamento da companhia, filiada a entidades como a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e na Associação Brasileira de CIOs de Saúde (ABCIS).

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Hoje, a telemedicina está inserida em um conceito conhecido também como saúde digital. Segundo a HIMSS – Healthcare Information and Management Systems Society, saúde digital é qualquer aplicação da internet utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação, focada em prover melhores condições aos processos clínicos, ao tratamento dos pacientes e melhores condições de custeio ao Sistema de Saúde.

 

 

O conceito vai desde a entrega de informações clínicas aos parceiros da cadeia de atendimento, chegando a disponibilização dessa mesma informação nos mais difíceis e remotos lugares.

Dentro do modelo encontra-se um conjunto de ferramentas e serviços capazes de sustentar o atendimento de forma integrada através da Web. Entre elas podemos citar algumas: Prontuário Eletrônico do Paciente, saúde móvel, Big Data, Cloud Computing, Medicina Personalizada e a própria Telemedicina.

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.