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Para a otimização de processos, previsão da procura com base em tendências de mercado, uso de assistentes virtuais, gestão de casas inteligentes, otimização de manutenção de infraestruturas, entre outros utilidades, há sempre uma solução de inteligência artificial e robótica.

O uso da IA proporciona redução de custos para o setor de utilities, além de ganhos de eficiência. Já existem empresas, por exemplo, fazendo uso de drone autônomos com posterior dispatching de equipes de manutenção. Há ainda contadores e painéis solares inteligentes com disponibilização de consumos em tempo real, permitindo a redução de custos.

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Tecnologias inteligentes e Integradas - ganhe eficiência

Nos últimos anos, há visivelmente uma evolução dos artefatos tecnológicos que circundam a sociedade nas suas mais variadas perspectivas. O impacto das revoluções industrial e digital ou da informação, afetou substancialmente a sociedade, mas há uma nova revolução sendo formada pela Inteligência Artificial (IA) e que gerará forte impacto nas empresas e empregos.

Na teoria, uma inteligência artificial e robótica, geraram uma reviravolta nas organizações com relação às funções administrativas nas quais ela passará a ocupar. A IA tem facilidade de executar correspondências de padrões e processos automatizados. Com a IA cada vez mais presente no mercado e nas atividades, aspectos positivos aparecem sobre a redução de custos, os ganhos de eficiência e a facilidade de pequenas empresas que exploram fortemente o aspecto da inovação.

No setor das utilities, a IA tem vindo a revelar-se uma ajuda promissora. São já vários os exemplos da sua utilização: otimização de processos, previsão da procura com base em tendências de mercado, assistentes virtuais, gestão de casas inteligentes, otimização de manutenção de infraestruturas, entre outros.

Relativamente ao setor da energia por exemplo, várias áreas apresentam um grande potencial para aplicação da IA:

a) Manutenção preventiva das infraestruturas: algumas empresas já o fazem com recurso a drones autónomos com posterior dispatching de equipes de manutenção, por exemplo.

b) Otimização na oferta / procura de energia, com recurso a análise de padrões de consumo, previsões meteorológicas, etc.

c) Contadores e painéis solares inteligentes conectados a sistemas centrais autómatos da habitação, com disponibilização de consumos em tempo real, permitindo a redução de custos, melhoria na estimativa da procura ou até mesmo a realização de microtransações de energia produzida não utilizada.

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