100% ORIENTADOS À COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Bitz acelera sua transformação digital com migração para nuvem AWS em apenas 60 dias

O Bitz, carteira digital do Banco Bradesco, chegou para facilitar e organizar a vida financeira de seus clientes. Por meio de um aplicativo, é possível guardar dinheiro e cartões, da mesma forma que em uma carteira física. Mas, além de reunir estas vantagens, com o Bitz é possível realizar transações, como por exemplo receber pagamentos, transferir dinheiro e outros benefícios, como descontos exclusivos.

Atrativo, o Bitz é totalmente gratuito, tanto para o download como para adesão à conta, porém, alguns serviços e transações podem ter algum custo ao usar.

Prático, o Bitz oferece a opção de pagamento via QRCode, nas máquinas de cartão da Cielo — com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos cadastrados em todo país. Também oferece o cartão de débito ELO Bitz, que pode ser físico ou virtual para fazer compras à vista na internet.

Desafio do Bitz: O Bitz precisava de volume de dados para suportar suas transações, especialmente por conta da Black Friday.

Foi então que a melhor solução apontou para o caminho de se trabalhar com autonomia de operação adotar adotando ambientes na nuvem AWS.

A migração foi realizada com a agilidade que o cliente necessitava, de forma assertiva e precisa, ocorrendo em apenas 60 dias. A partir disso, e com uma nova campanha de marketing focada na ocasião, o Bitz pôde conquistar centenas de milhares de novos clientes e impulsionar a atividade dentro de sua carteira digital.

Com a AWS, a fintech ganhou em agilidade e tração, para poder crescer com a velocidade necessária dos tempos atuais.

Para se ter uma ideia, de acordo com a análise da ACI Worldwide, o Brasil é o quarto país do mundo em pagamentos em tempo real, com 8,7 bilhões de transações em 2021. O País fica atrás apenas de Tailândia, China e da líder Índia.

O estudo indica ainda que a expectativa é que este tipo de transação chegue a 82,4 bilhões ao ano até 2026, podendo gerar US$ 37,6 bilhões adicionais de produção econômica (equivalente a 2,08% do PIB previsto do país).

Entre todos os países analisados, o Brasil é o que deve ter crescimento mais acelerado nas transações em tempo real entre 2021 e 2026.

Por que migrar para a nuvem AWS com dataRain?

A implantação em tempo recorde foi fundamental para o sucesso da empreitada, o que incluiu o desafio de ganhar tração e atrair novos clientes em meio à um turbilhão de inovações e decisões regulatórias, onde o open-banking e novas tecnologias móveis fizeram surgir centenas de fintechs e serviços financeiros inéditos.

Os fatores críticos eram agilidade para colocar o novo ambiente no ar, elasticidade para acompanhar o rápido crescimento do número de clientes, e fazê-los com muita segurança e investimentos razoáveis, pois a nuvem tem como característica a elasticidade, sendo um serviço flexível, que permite o redimensionamento de recursos (tanto de processamento quanto armazenamento) de acordo com a demanda do cliente.

Vale lembrar, que inicialmente o desenho da operação era colocar os serviços no ar apenas no final de dezembro, mas a antecipação foi vital para validar alguns conceitos técnicos, suportar a estratégia do negócio e preparar a expansão da base de clientes.

Afinal, o Bitz desejava que sua aplicação core, originária do RedPay, operasse num ambiente de alta disponibilidade, seguro, confiável e tolerante a falhas, decidindo-se por isso pela plataforma de computação em nuvem da AWS.

O planejamento para a migração foi realizado pelo cliente com o suporte da área de Professional Services da dataRain.

Para encarar este desafio, que trazia risco pela indisponibilidade de mão de obra especializada nos volumes e prazos demandados pelo Bitz, a AWS recomendou que a migração fosse feita 100% pela dataRain, empresa que conta com larga experiência de centenas de migrações bem-sucedidas e as capacidades técnicas, certificações, recursos especializados com uma metodologia validada para executar uma migração tão importante num prazo tão curto.

A solução

Objetivos:

Implementação de gestão de Relacionamento;
Nova estrutura com Landing Zone;
Identificação e Planejamento do Portfólio de Aplicações;
Habilidades – Análise de gap;
Modelos de operação;
Segurança e Conformidade;
Identificação e Estratégia de Migração da Carteira Digital;
Identificação de Oportunidades de Modernização;
Testes de Carga;
Planejamento de implantação e entrada em Produção;
Otimização de Custos.

Marcos do Projeto

Planejamento:
o Assessment ao antigo ambiente de TI;
o Planejamento da entrega;
o Configuração da conta;
o Distribuição de cargas de trabalho;
o Gerenciamento de identidades e acesso dos usuários;
o Audiência;
o Criação de novos acessos e atualização de acessos antigos baseados nas novas políticas de segurança;
o Criação e gerenciamento de grupos de política de segurança;
o Autenticação das identidades.

Execução Dia D-virada:
o Migração base AllowMe;
o Preparação para virada;
o Interrupção dos serviços do cliente;
o Migração de base MS SQL e Dynamo DB;
o Virada do DNS;
o Teste de liberação;
o App Android e iOS;
o WebAdmin;
o ELK Monitoramento;
o Teste comunicação Unitono;
o Teste comunicação NeoBPO;
Checkpoints;
o Avaliação da necessidade de mais tempo;

Pós Migração;
o Reporte de monitoramento (a cada 2 horas);
o Setup CI/CD;

Produtos AWS utilizados:

• Amazon Simple Storage Service - O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de armazenamento de objetos que oferece escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance

• AWS Lambda- O AWS Lambda é um serviço de computação sem servidor e orientado a eventos que permite executar código para praticamente qualquer tipo de aplicação ou serviço de backend sem provisionar ou gerenciar servidores.

• Amazon Relational Database Service - O Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) é uma coleção de serviços gerenciados que facilita a configuração, operação e escalabilidade de bancos de dados na nuvem
• Amazon Elastic Compute Cloud - O Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) oferece a plataforma de computação mais ampla e profunda, com mais de 500 instâncias e opções do processador, armazenamento, redes, sistema operacional e modelo de compra mais recentes para ajudar você a atender melhor às necessidades da sua workload.
• Amazon CloudWatch - O Amazon CloudWatch é um serviço de monitoramento e observabilidade criado para engenheiros de DevOps, desenvolvedores, engenheiros de confiabilidade de sites (SREs), gerentes de TI e proprietários de produtos. O CloudWatch fornece dados e insights úteis para monitorar suas aplicações, responder às mudanças de performance de todo o sistema e otimizar a utilização de recursos.
• Amazon CloudFront - O Amazon CloudFront é um serviço de rede de entrega de conteúdo (CDN) criado para alta performance, segurança e conveniência do desenvolvedor.
• Amazon Virtual Private Cloud - O Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC) oferece controle total sobre seu ambiente de redes virtual, incluindo posicionamento de recursos, conectividade e segurança.
•AWS Database Migration Service - O AWS Database Migration Service (AWS DMS) ajuda você a migrar bancos de dados para a AWS de modo rápido e seguro. O banco de dados de origem permanece totalmente operacional durante a migração, minimizando o tempo de inatividade de aplicações que dependem do banco de dados.
• Elastic Load Balancing - O Elastic Load Balancing (ELB) distribui automaticamente o tráfego de aplicações de entrada entre vários destinos e dispositivos virtuais em uma ou mais Zonas de disponibilidade (AZs).
• Amazon Simple Email Service - O Amazon Simple Email Service (SES) é um serviço em nuvem de e-mail eficaz, flexível e dimensionável. Com ele, os desenvolvedores podem enviar e-mails de qualquer aplicação.
• Amazon Elastic Container Service - O Amazon ECS é um serviço de orquestração de contêineres totalmente gerenciado que facilita a implantação, o gerenciamento e a escala de aplicações em contêineres.
• Amazon DynamoDB - O Amazon DynamoDB é um banco de dados de chave-valor NoSQL, sem servidor e totalmente gerenciado, projetado para executar aplicações de alta performance em qualquer escala.
• Amazon Route 53 - O Amazon Route 53 é um web service Domain Name System (DNS) na nuvem altamente disponível e escalável. Ele foi projetado para oferecer aos desenvolvedores e empresas uma maneira altamente confiável e econômica de direcionar os usuários finais aos aplicativos de Internet, convertendo nomes como www.example.com para endereços IP numéricos como 192.0.2.1, usados pelos computadores para se conectarem entre si.
• AWS CloudTrail - O AWS CloudTrail monitora e registra a atividade da conta por toda a infraestrutura da AWS, oferecendo controle sobre o armazenamento, análise e ações de remediação.
•Amazon Simple Queue Service - O Amazon Simple Queue Service (SQS) é um serviço de filas de mensagens gerenciado que permite o desacoplamento e a escalabilidade de microsserviços, sistemas distribuídos e aplicações sem servidor. O SQS elimina a complexidade e a sobrecarga associadas ao gerenciamento e à operação de middleware orientado a mensagens, além de permitir que os desenvolvedores se dediquem a criar diferenciais.

Resultados

Desde que entrou em operação, a nova plataforma do Bitz vem crescendo em consultas. Em maio de 2022, o aplicativo da Bitz alcançou número recorde, com 3,4 milhões de downloads/mês, de acordo com levantamento do Bank of America. O número de logins também alcançou uma média expressiva: 8 milhões por mês.

Atualmente a carteira já acumula milhões de clientes, com um crescimento de 150% desde a migração. Além da disponibilidade de informações, a nova plataforma garante mais espaço de armazenamento e processamento para a inclusão de novos dados.

Segundo Bank of America, o grupo de neobancos, do qual o Bitz faz parte, adicionou alguns milhões de usuários ativos mensais no período. Por isso foi necessária a migração para a nuvem, garantindo que estes acessos ocorressem de maneira segura e com a velocidade necessária.

Além disso, o pós migração não trouxe qualquer impacto negativo aos usuários do aplicativo, que além de tudo ficou preparado para receber a nova onda de novos clientes promovida em eventos de mídia social e TV aberta.

Benefícios

Realizada em apenas 60 dias, a migração da plataforma tecnológica do Bitz, para ambiente em nuvem da AWS, trouxe elasticidade, agilidade e maior segurança para acompanhar o crescimento da base de clientes e implantar novos serviços.

Armazenamento, disponibilidade, segurança, elasticidade, flexibilidade e alta performance são algumas das vantagens angariadas com a adesão à estrutura oferecida pela AWS, fundamentais para o funcionamento do sistema. Economia e melhor gestão dos recursos foram outros benefícios da migração da plataforma para a nuvem, já que é possível expandir a infraestrutura de acordo com a demanda.

Próximos passos

Como um dos principais players do setor, o Bitz já almeja o título de Unicórnio. Para isso, trabalha ativamente com a finalidade de acompanhar o crescimento acelerado da categoria de contas de pagamento. Por isso, tem trabalhado cada vez mais para elevar seu patamar de segurança e crescer ainda mais, trazendo facilidade e em um aplicativo grátis e completo para quem deseja resolver o dia a dia financeiro digitalmente e direto do celular.

Saiba mais sobre os benefícios deste case de sucesso

Benefícios

Alexa skills

Tem interesse por
esta solução?

A dataRain existe para te ajudar na jornada de transformação de sua estrutura de tecnologia.

Venha nos Conhecer

Ou, envie um e-mail ATRAVÉS DO SITE

Nossas credenciais