100% ORIENTADOS À COMPUTAÇÃO EM NUVEM

RNP reduz significativamente custos migrando seu serviço de conferência Web para da nuvem AWS

O Conferência Web é um serviço de educação à distância, desenvolvido para oferecer uma experiência completa e segura em interações online e trabalho colaborativo. Trata-se de um serviço em nuvem que combina vídeo e áudio para a criação de salas virtuais voltadas para aulas, reuniões, palestras, projetos e muito mais.

A aplicação oferece diversas funcionalidades de interação instantânea e colaborativa: bate papo, compartilhar notas, imagens, arquivos ou mesmo da tela de um computador remoto.

Para acessar o serviço, basta um computador ou dispositivo móvel que esteja conectado a web e um headset. O acesso se dá por meio de seu navegador de preferência. O Conferência Web já está pronto e pode ser utilizado a qualquer momento, de qualquer lugar.

Desafio da RNP (Conferencia web):

O desafio do cliente era reduzir os custos com a nuvem. Inicialmente, com seu ambiente on premisses migrou a Conferência Web para nuvem Azure. Essa experiência fez com que a RNP buscasse mais qualidade por menos custo. Foi então que, conheceu o programa “Nasnuvens” e os serviços da AWS, que após uma prova de conceito foi validada principalmente pelo quesito economia.

A partir disso, não restou dúvidas quanto à migração de suas cargas de trabalho para a nuvem Amazon Web Services (AWS).

Por que migrar para a nuvem AWS com dataRain?

A dataRain, empresa brasileira 100% dedicada à computação em nuvem e um dos principais parceiros AWS no país, foi vencedora do processo licitatório e, então possui o contrato de prestação de serviços com a RNP através do programa “Nasnuvens”.

Por sua capacidade técnica, a consultoria conseguiu na migração uma solução muito mais enxuta e barata para a carga de trabalho Conferência Web.

No NasNuvens, que conta com provedores globais de serviços em nuvem qualificados para oferta de Infraestrutura como Serviço (IaaS) às 800 instituições que fazem parte do Sistema RNP, a nuvem da AWS foi a solução que atendeu todos os requisitos e apresentou o melhor custo-benefício à demanda da conferência web.

Ao ser remodelada, a plataforma foi adequada para sustentar a arquitetura de contêineres e cluster e ser operada na nuvem AWS, onde passou a contar com alta disponibilidade e capacidade ilimitada de armazenamento de dados. Na nuvem, esses dados estão digitalizados, organizados, atualizados e padronizados.

A solução

Planejamento:
o Assessment ao antigo ambiente de TI;
o Planejamento da entrega;
o Configuração da conta;
o Distribuição de cargas de trabalho;
o Gerenciamento de identidades e acesso dos usuários;
o Audiência;
o Criação de novos acessos e atualização de acessos antigos baseados nas novas políticas de segurança;
o Criação e gerenciamento de grupos de política de segurança;
o Autenticação das identidades.

Produtos AWS utilizados:

• Amazon Simple Storage Service - O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de armazenamento de objetos que oferece escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance
• AWS Lambda- O AWS Lambda é um serviço de computação sem servidor e orientado a eventos que permite executar código para praticamente qualquer tipo de aplicação ou serviço de backend sem provisionar ou gerenciar servidores.
• Amazon Elastic Compute Cloud - O Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) oferece a plataforma de computação mais ampla e profunda, com mais de 500 instâncias e opções do processador, armazenamento, redes, sistema operacional e modelo de compra mais recentes para ajudar você a atender melhor às necessidades da sua workload.
• Amazon Route 53 – Serviço de DNS seguro e confiável para os usuários do website.
• AWS CloudTrail - O AWS CloudTrail monitora e registra a atividade da conta por toda a infraestrutura da AWS, oferecendo controle sobre o armazenamento, análise e ações de remediação.

Beneficios e Resultados

A Conferência Web consegue oferecer à RNP um serviço altamente escalável, com velocidade ilimitada e sem interrupção do serviço. Ganhou performance , perseguindo custos e otimização de desempenho.

Ao migrar para a AWS, pode aproveitar as funcionalidades do EKS que executam as suas cargas Kubernetes, ganhando ainda melhor integração com a sua ferramenta de pipeline DevOps.

Por meio de análise TCO, foi constatada uma economia de 15% ao ano com a nuvem AWS.

Com a infraestrutura em nuvem, a RNP tem suas premissas definidas atendidas, como maturidade, confiabilidade e uma plataforma aderente à arquitetura necessária, com containers, cluster e kubernetes, todas atendidas pela AWS.

Próximos passos

A implementação da nova plataforma foi realizada entre 2018 e 2019 e o projeto, que já tinha um grande volume de dados, estava cercado pela expectativa de atingir mais de 15 milhões de registros. Para isso, a arquitetura para a implementação foi totalmente reescrita com o uso de diversos serviços AWS.

Com o NasNuvens, a jornada para a nuvem foi mais curta e rápida Hoje o programa já tem global providers como a AWS, qualificados no catálogo de serviços oferecidos, o que significa que, quando a equipe da Conferência Web for em busca de um fornecedor, esses provedores já estão dentro dos critérios de homologação. Isso traz agilidade, confiabilidade e qualidade em uma contratação facilitada dos serviços. As ofertas já estão aptas para serem consumidas, economizando tempo e recurso. Sem falar no valor agregado.

Com isso, a RNP está pronta para oferecer também toda a expertise que seus profissionais têm, em forma de consultoria, ao indicar qual é a melhor arquitetura para determinada demanda, já pensando na nuvem e pronta para seguir expandindo seus registros.

Saiba mais sobre os benefícios deste case de sucesso

Benefícios

Alexa skills

Tem interesse por
esta solução?

A dataRain existe para te ajudar na jornada de transformação de sua estrutura de tecnologia.

Venha nos Conhecer

Ou, envie um e-mail ATRAVÉS DO SITE

Nossas credenciais