A transformação digital é um fenômeno da atualidade. Este processo consiste em implantar soluções tecnológicas em desafios tradicionais. A inovação é cada vez mais abrangente e está presente em diversas áreas, em todo o mundo. Já é possível ver soluções de transformação digital no governo, na economia, na educação, na saúde, na ciência, nas artes, na comunicação e em muitos outros segmentos.
Uma das ferramentas tecnológicas que mais cresceu foi o armazenamento em nuvem (cloud computing). Esta plataforma vem garantindo a transformação digital em empresas de diferentes portes, por sua funcionalidade prática e essencial.
De acordo com a consultoria americana MarketsandMarkets, especialista no assunto, o cenário é promissor. A movimentação no mercado global de serviços de armazenamento em nuvem deve saltar de US$ 14,2 bilhões, em 2020, para o impressionante patamar de US$ 37 bilhões, em 2026.
Ainda de acordo com a consultoria, essa aceleração é impulsionada pela necessidade crescente de digitalização. Por isso, a adoção do ambiente de nuvem é cada vez mais necessária, levando em conta também a mudança de paradigma, criada com as necessidades de isolamento social e outras medidas para conter o avanço da pandemia de COVID-19.
A necessidade de manter a segurança dos funcionários durante a pandemia forçou muitas empresas a alterarem suas regras e políticas de trabalho. O isolamento social culminou para o trabalho à distância, o que foi mais um desafio para a área de Recursos Humanos.
De olho nesta fatia de mercado, os desenvolvedores de tecnologia incrementaram a oferta de provedores de nuvem, incluindo novas tecnologias, como Inteligência Artificial (AI) e Machine Learn (ML), que são integradas a estas plataformas de nuvem, criando assim um ecossistema completo para seus clientes.
Os países da América do Norte e Europa têm a maior participação no mercado de serviços de nuvem. Atualmente, as duas regiões juntas contribuem com mais da metade do mercado global.
Porém, os países da região conhecida como Ásia-Pacífico (APAC) têm registrado um crescimento mais rápido nos últimos anos, em termos de adoção de tecnologia de maneira geral. A demanda por essa digitalização é impulsionada por várias iniciativas realizadas por diferentes governos e grandes empresas da região.
Países como China, Japão, Austrália, Cingapura, Índia e Indonésia estão liderando a adoção de soluções que são consideradas as tecnologias da nova era, como Inteligência Artificial, edge, IoT, analytics e nuvem.
Já sabemos que essa tendência é mundial e vai crescer cada vez mais. Mas, afinal, por que essa transformação digital é tão importante e quais são os benefícios que fazem o armazenamento em nuvem ser a plataforma principal neste processo?
Entre os benefícios, existem quatro principais:
Todos estes benefícios podem ser conquistados para a sua empresa e de acordo com suas necessidades.
Existem três modelos principais de serviços de nuvem: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida e você pode escolher a melhor opção para o seu negócio.
O modelo de nuvem pública é o mais comum e utilizado por empresas do mundo todo. Nesse tipo de contrato, o provedor tem servidores próprios e pode alocar dados, softwares e sistemas de seus clientes de forma independente e isolada.
Neste modelo, a infraestrutura é mantida pelo provedor e compartilhada na nuvem pública, que é mais acessível a vários tamanhos de negócio, sendo mais barata e elástica.
A nuvem privada é bem parecida com a pública em termos de operação, com a diferença de que a infraestrutura contratada não é compartilhada com outros clientes do provedor. A arquitetura de data center e manutenção dos servidores é planejada e executada exclusivamente para sua empresa. Portanto, conta com estrutura personalizada de acordo com a cultura de cada empresa e as necessidades produtivas do seu negócio.
Uma nuvem híbrida pode trazer o melhor dos dois modelos anteriores, unindo a praticidade da nuvem pública com a personalização e contenção da nuvem privada. Neste caso é possível selecionar os arquivos que exigem armazenamento mais crítico e alterar as preferências de acordo com cada dado.
Em todo mundo, a tendência é a digitalização. A Transformação Digital permite melhorar os processos internos, tornando-os mais simples e eficientes. Isso motiva a equipe, que deixa de gastar energia com atividades desnecessárias e ganha mais produtividade.
Quer um exemplo? Uma equipe capacitada tem autonomia para utilizar as ferramentas de gestão de processos. Isso evita a realização de diversas reuniões, o que muitas vezes refletem em perda de tempo, foco e energia.
Invista na tecnologia mais confiável do mundo e comece sua transformação digital com a dataRain.
Voltar à listagem
Hospedagem de website com alta disponibilidade e performance para garantir os serviços durante a pandemia de Coronavírus.
Indisponibilidade do website durante início da pandemia de Coronavírus
Amazon VPN, Amazon CloudFront, AWS Auto Scaling, AWS CloudWatch, Amazon ElastiCache, AWS Elemental MediaLive, AWS Key Management Service (KMS), AWS Lambda, Amazon EC2, Amazon Route 53
Setup e Consultoria.
Criação do Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico, numa cooperação entre ANEEL e Instituto ABRADEE de Energia.
Mobilizar rapidamente os recursos necessários para Homologação e Produção.
Necessidade de atualização do Parque Tecnológico.
Renovação do hardware e software do datacenter local com custos proibitivos.
Amazon EC2, Amazon EBS, Amazon S3, Amazon Route 53, Amazon VPC.
Setup, Consultoria, Gerenciamento de Ambiente, Operação (DevOps).
Estimativa do volume de carbono acumulado no Bioma Amazônico.
Processamento de informações de mil voos de coleta de dados, com 6,5 bilhões de registros por voo.
Amazon EC2 (HPC com 4 instâncias Linux de 64 vCPUs e 256 GB RAM cada), Amazon EBS, Amazon S3, Amazon Route 53, Amazon VPC, Amazon EFS.
Deixe uma resposta
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *