100% ORIENTADOS À COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Saúde

Amazon Comprehend Medical: registros médicos eletrônicos em nuvem

Alexa Amazon

Amazon Comprehend Medical: registros médicos eletrônicos em nuvem

Já ouviu falar em processamento de linguagem natural? E o que isso tem a ver com gestão em saúde? Entenda:

O Amazon Comprehend Medical é um software para gerenciamento de registros médicos eletrônicos em nuvem. O sistema utiliza Machine Learning, ou seja, inteligência artificial para o processamento de linguagem natural – o entendimento das mais variadas formas de comunicação dos seres humanos.

O software encontra insights e relações dentro de documentos em texto, nos e-mails, tickets de suporte, redes sociais e avaliações de produtos para entender o sentimento do cliente em relação à empresa. É possível ainda classificar o cliente conforme esse sentimento e as necessidades da organização.

Por meio da linguagem e uso de inteligência artificial, ele extrai informações médicas, como condições do paciente, medicamentos, dosagens, registros de saúde, relatórios de estudos clínicos e tratamentos; tudo a partir de anotações médicas não estruturadas.

De acordo com a Amazon, o ACM pode vasculhar uma grande quantidade de dados dos pacientes em questão de segundos, procurando informações úteis que possam ser benéficas para os estabelecimentos e prestadores de serviços de saúde. O serviço ajuda os profissionais a tomarem as melhores decisões clínicas e diagnósticas, reduzindo os custos de assistência médica.

Por que este é um marco na gestão de saúde?

Uma das maneiras importantes de melhorar o atendimento ao paciente e acelerar a pesquisa clínica é analisar os insights “presos” no texto médico, incluindo notas de admissão no hospital e histórico médico do paciente.

Hoje, isso é feito por meio de um conjunto de regras que o médico precisa preencher em softwares mais complicados, demorados e frágeis. Uma mudança em um único código de classificação, por exemplo, pode afetar dezenas de regras; não atualizar uma delas pode resultar em dados perdidos ou incorretos.

O uso de softwares com capacidade de processamento de linguagem natural, reconhecimento de frases e machine learning pode mudar tudo isso. O Amazon Comprehend Medical pode ser acessado por meio de uma simples instalação de API.

Como isso pode ser usado pelo médico?

É possível usar as informações médicas extraídas para criar aplicativos, dar suporte a decisões clínicas, gerenciamento de ciclo de receita e de ensaios clínicos.

Kits de diagnóstico médico em casa

No fim de 2018, surgiram as notícias de que a Amazon estava procurando comprar a Confer Health, uma empresa iniciada de Massachusetts, que deseja desenvolver kits de diagnóstico em casa. Infelizmente, as negociações fracassaram ao longo do caminho. Mesmo assim, a iniciativa da varejista mostra sua ambição de mudar toda a cadeia de fornecimento de serviços de saúde.

Se a Amazon tivesse obtido sucesso na aquisição, isso a colocaria em concorrência direta com empresas de testes domésticas estabelecidas, como LabCorp e Quest. Obviamente, a Amazon deve ter outros planos em andamento para entrar no espaço dos kits de diagnóstico médico em casa.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram como a Amazon procura renovar todo segmento de saúde no mundo. Confira outros aqui.

 

 

 

Compartilhe

Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar à listagem
Central de Vídeos

Veja também

CONHEÇA ALGUNS

Cases de sucesso

Redução de custos, eficiência, experiência.

Quer conhecer mais?

Nuvem AWS é com dataRain.
Entre em contato Ver todos os cases

Nossas credenciais

Close Bitnami banner
Bitnami