100% ORIENTADOS À COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Tecnologia e Inovação

O que é serverless?

Você sabe o que é uma arquitetura servelss? Confira nesse artigo quais sãos os seus aspectos, a sua origem, as suas vantagens e entenda como aplicar o serveless na sua empresa.

A arquitetura serveless significa uma “computação sem servidores”, ou seja, é uma arquitetura totalmente voltada para eventos.

Desta forma, seu principal objetivo é permitir que as empresas de todo o mundo, consigam criar e manter aplicativos web sem se preocupar com o local onde esses aplicativos estão rodando.

Esse conceito é muito novo, e começou ganhar muita popularidade com a chegada de serviços como AWS Lambda, Microsoft Azure e Google Cloud.

Serverless services on AWS Serverless Computing | Awesome Cloud

Vantagens do serveless

A principal vantagem, e também a que mais chama atenção, da adoção de serveless, é a possibilidade de escalonar de forma totalmente automática e também a redução de custo que proporciona.

Auto escalabilidade

O que significa escalabilidade? Na prática, é a possibilidade de aumentar a disponibilidade dos seus serviços conforme o aumento dele também cresce.

Assim, pode-se dizer que o auto scalling é quase ilimitada. No entanto, podem haver limites de acordo com o provedor que você escolher.

O pagamento, normalmente, ocorre da seguinte forma: você será cobrado todas as vezes que a sua aplicação for executada.

Custos reduzidos

Por ser cobrado apenas quando a aplicação é executada, a redução de custos se torna enorme, pois você não será cobrado em nada pelo tempo que o seu código ficou ocioso.

How To: Build a Serverless API with Serverless, AWS Lambda and ...

Escolher um framework

Antes de começar a desenvolver uma arquitetura serverless, é importante escolher um framework que melhor se adapta as suas necessidades.

Existem dois principais frameworks de serveless, são eles: AWS Lambda e o Serveless Framework.

Atualmente, um dos mais utilizados no mundo é o AWS Lambda, pois além de oferecer tudo o que for necessário para a sua aplicação rodar de forma serveless, ele também se integra com diversos outros serviços que a AWS oferece.

 

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Compartilhe

Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar à listagem
Central de Vídeos

Veja também

CONHEÇA ALGUNS

Cases de sucesso

Redução de custos, eficiência, experiência.

Quer conhecer mais?

Nuvem AWS é com dataRain.
Entre em contato Ver todos os cases

Nossas credenciais