100% ORIENTADOS À COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Tecnologia e Inovação

Qual a diferença entre 4G e 5G?

 

velocidade em que os dados serão transferidos é um dos fatores que que mais vai ser alterado com a inclusão da nova tecnologia 5G. Acredita-se que vai possibilitar uma velocidade de download 20 vezes mais rápida que com o 4G.

Atualmente, com a tecnologia 4G, a velocidade máxima de download é de 1 Gbps, sendo que com a rede 5G vai ser de 20 Gbps. Para você ter uma ideia, será possível baixar um filme completa em HD em poucos segundos.

Qual diferença entre o 4G e 5G?

Uma das principais diferenças entre o 4G e o 5G é a velocidade de transferência de dados, que será bem maior com a rede de quinta geração. Isto significa que poderão ser baixados conteúdos de forma praticamente imediata.

Outra diferença entre estes dois tipos de redes é a melhoria da latência. A tecnologia 5G promete ter uma latência entre 1 e 2 milissegundos. Já no caso do 4G este intervalo é de 35 e 52 milissegundos.

Além disto, as antenas 5G vão fornecer um melhor serviços, visto que vai ser possível atender mais dispositivos simultaneamente.

Outra questão importante que distingue as duas tecnologias é que o 5G oferece uma maior banda larga. Isto porque a tecnologia de quinta geração suporta uma maior capacidade de dados, atendendo a utilização de radiofrequências que o 4G não suporta.

Um dos objetivos estabelecidos é investir muitos recursos e infraestruturas para disponibilizar a rede 5G. Com isto, haverá mais conexões para ter uma melhor cobertura nas áreas rurais.

Outro ponto interessante para os usuários é o consumo energético. Na rede 5G vai ser menor, permitindo prolongar a vida útil das baterias.

Tecnologia 5G no Brasil

Embora seja verdade que a tecnologia de conexão de quinta geração é uma realidade para alguns países, como Coreia do Sul, por exemplo, que estreiou o 5G nos Jogos Olímpicos de Inverno, no Brasil ainda vamos ter que esperar um pouco mais.

A expectativa é muito alta, sendo que estamos diante de um avanço tecnológico incomparável, que pretende mudar a forma de entender e interagir uns com os outros.

Mas então, quando é que o 5G vai chegar ao Brasil?

Mínimo para depois de 2021. As operadoras de telecomunicações já disseram que somente haveria investimento nesta tecnologia quando o retorno fosse rentável, e quando a própria infraestrutura do país fosse capaz de cobrir uma mudança como essa.

Este artigo foi publicado em Pode Comparar

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Compartilhe

Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar à listagem
Central de Vídeos

Veja também

CONHEÇA ALGUNS

Cases de sucesso

Redução de custos, eficiência, experiência.

Quer conhecer mais?

Nuvem AWS é com dataRain.
Entre em contato Ver todos os cases

Nossas credenciais