100% ORIENTADOS À COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Tecnologia e Inovação

Como funciona o Cloud Computing Amazon?

 

A Cloud Computing Amazon ou Computação na Nuvem, é uma tecnologia que permite ao usuário o acesso direto a serviços online, sem precisar de nenhum programa instalado em seu dispositivo físico.

Essa tecnologia é possível por meio de DataCenters contendo diversos servidores, interligados pela internet, seguindo o principio da computação GRID. Este principio é um modelo computacional capaz de alcançar um taxa de processamento muito mais elevada, pois divide as tarefas entre as diversas máquinas (servidores) disponíveis. Desta forma, os dados arquivados em um modelo de Cloud Computing, podem ser acessados de qualquer local, ou seja, de maneira remota, a qualquer hora, bastando ter um dispositivo com conexão a rede de internet.

Através da Cloud Computing, diversos serviços podem ser oferecidos. Dentre exemplos que utilizam Cloud Computing temos a hospedagem de sites, armazenamento de arquivos, banco de dados, servidores, serviços de streaming, entre outros. Além disso, a tecnologia de Cloud Computing permite que o usuário pague apenas por aquilo que utilizar. Portanto, essa tem sido uma estratégia muito utilizada por fornecedores de serviços Cloud como diferencial.

Dentre grandes exemplos de empresas que oferecem serviços de Cloud Computing temos a Amazon AWS.

Geralmente, todos os serviços Cloud oferecidos por empresas, vêm acompanhados de um painel de controle para utilização dos recursos oferecidos.

Existem três principais modelos de computação em nuvem: o SaaS, o PaaS e o IaaS.

SaaS (Software as a Service) – Software como Serviço

No modelo SaaS, o software fica hospedado em servidores do próprio desenvolvedor, assim como também pertence a ele sua administração. Dessa forma, o gerenciamento fica por conta do provedor dos serviços, permitindo ao usuário que realize apenas a interação necessário por meio da aplicação.

PaaS (Platform as a Service) – Plataforma como Serviço

No modelos PaaS, o serviço disponibiliza uma plataforma completa, permitindo ao usuário utilizar serviços personalizados assim como configurá-lo. Também permite instalar e gerenciar aplicativos próprios ou externos, além de algumas alterações do software, para se adequar as suas necessidades.

IaaS (Infrastructure as a Service) – Infraestrutura como Serviço

O modelos IaaS oferece uma infraestrutura completa de servidores. Desta forma, oferece então serviços como armazenamento de dados, processamento e outras infraestruturas em formato de serviços. Vem sendo muito utilizado por empresas, e inclusive, algumas empresas que possuíam datacenter próprios estão migrando toda sua infraestrutura para esse modelo de serviço Cloud.

Exemplo de IaaS: Amazon Web Services (AWS)

Este artigo foi publicado em Home Host

Conheça o serviço de Consultoria em Nuvem que a dataRain oferece e entre em contato!

dataRain – Cloud Computing Amazon Web Services

Compartilhe

Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar à listagem
Central de Vídeos

Veja também

CONHEÇA ALGUNS

Cases de sucesso

Redução de custos, eficiência, experiência.

Quer conhecer mais?

Nuvem AWS é com dataRain.
Entre em contato Ver todos os cases

Nossas credenciais